Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

(LIGA DOS CAMPEÕES) Time de Bravo tem cartada decisiva nesta quinta

Bravo confia na força do Arkas Spor e sua torcida para reverter a vantagem dos russos

O Arkas Spor tem um compromisso decisivo nesta quinta-feira pela Liga dos Campeões da Europa de Vôlei. O time de João Paulo Bravo recebe o Lokomotiv Novosibirsk no Sports Hall de Izmir, na Turquia, no confronto de volta pela fase de playoff 6.

Como perdeu na Rússia por 3 a 0, o Arkas precisa vencer o jogo por qualquer placar e também o golden set, parcial extra de 15 pontos, similar a um tie-break, para garantir a inédita presença de um clube turco no final four da principal competição do continente.

“O Lokomotiv conta com uma equipe muito forte e sabemos que o jogo será bastante difícil. Mas fizemos uma preparação especial e a torcida promete nos apoiar. Estou confiante que podemos vencer o confronto e classificar o Arkas para as finais”, declarou o ponteiro da seleção brasileira.

ZENIT GARANTIDO

Outro clube russo, o Zenit Kazan, garantiu a vaga no final four da Liga dos Campeões após vencer o VFB Friedrichshafen por 3 a 0 nesta terça-feira, na Alemanha, repetindo o placar do primeiro jogo, realizado na semana passada.

Nesta quinta-feira, acontece também o segundo confronto entre os italianos do Trentino e do Macerata. Atual bicampeão da Europa, o clube de Trento perdeu a partida de ida fora de casa por 3 a 2.

As finais da competição serão realizadas nos dias 17 e 18 de março na cidade de Lodz, na Polônia. Anfitrião da etapa, o PGE Belchatow já tem classificação assegurada para a disputa do título.

Divulgação
Foto: Divulgação/CEV

(SUPERLIGA) CBV divulga novo ranking para temporada 2012/13

Novas listas foram divulgadas pela CBV (Foto: Divulgação/CBV)

A Unidade de Competições de Vôlei de Quadra da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou nesta QUARTA-FEIRA (29.02) o ranking dos atletas para a temporada 12/13 da Superliga de vôlei. O ranking oficial foi implantado pela CBV em 92/93, com o objetivo de gerar equilíbrio entre os times participantes da competição, que têm limite na pontuação geral para a formação do grupo.


O sistema de pontuação contempla a qualidade técnica de cada jogador, sua carreira e desempenho nas últimas temporadas. Os números variam de um a sete pontos. Com o atual ranking, cada equipe tem o direito de formar o grupo com atletas cujo somatório de suas pontuações não seja superior a 32 pontos e tenha, no mínimo, sete pontos. O ranqueamento dos jogadores é aprovado por todas as equipes que disputam a Superliga.

O sistema de ranking é uma fórmula consolidada, que proporciona competições niveladas, sem disparidades técnicas, despertando redobrado interesse de todos os envolvidos.

Superliga masculina

Na Superliga masculina, são ranqueados os 135 melhores atletas brasileiros e estrangeiros. A mudança em relação à temporada passada é que, neste ano, cada time pode contar com dois atletas estrangeiros e não mais com apenas um. Os atletas que permanecerem na mesma equipe da temporada anterior, mesmo que tenham acréscimo de pontos, será mantida a pontuação estabelecida na temporada anterior. Caso o atleta tenha sua pontuação reduzida, prevalecerá o menor número de pontos.

A regra para a competição masculina determina que cada time pode inscrever, no máximo, três jogadores avaliados com sete pontos. Fica mantido que o jogador que tenha atuado no exterior na temporada anterior retorna ao Brasil com a pontuação zerada. Para as demais graduações, a inscrição é livre, desde que respeitada a pontuação máxima por equipe, de 32 pontos.

Em relação aos jogadores de pontuação máxima, não houve nenhuma alteração. Seguem com sete pontos: Bruno, Dante, Giba, Leandro Vissotto, Lucão, Murilo, Ricardinho e Rodrigão. Quatro atletas aumentaram de cinco para seis pontos: o cubano Camejo, Theo, Wallace Martins e Wallace Souza.

Superliga feminina

Na competição feminina, foram ranqueadas as 118 melhores atletas brasileiras e estrangeiras. Na Superliga feminina 12/13, cada time também poderá inscrever três atletas que tenham o valor máximo, de sete pontos. Em relação ao restante do ranqueamento, a regra é a mesma do masculino, com liberdade até chegar aos 32 pontos totais.

Quanto aos estrangeiros, cada time do campeonato feminino também tem direito a inscrever duas atletas. Essa jogadora também chega com pontuação zero quando vinda do exterior.

Entre as jogadoras de pontuação máxima, nove delas se mantêm com sete pontos: Fabiana, Fofão, Jaqueline, Mari, Natália, Paula Pequeno, Sheilla, Thaisa e Walewska. Já a levantadora Fernanda Venturini, que retornou às quadras na temporada 11/12, passou de cinco para sete pontos. Na lista seguinte, destaque para a central Juciely, que passou de quatro para seis pontos.


Ranking masculino

Ranking feminino



Divulgação

(SUPERLIGA) UFJF se apega a boa vitória para tentar surpreende​r Medley/Campinas

UFJF joga fora de casa nesta quarta-feira (Foto: ETC Comunicação)

Após a vitória do último sábado sobre o Londrina por 3 sets a 1, a UFJF (11ª com 14 pontos) embarcou na noite desta segunda-feira, 27, para Campinas, onde enfrenta nesta quarta, a equipe da casa, atual 7ª colocada na classificação, com 28 pontos. No primeiro turno, os paulistas levaram a melhor: 3 sets a 0. Na última rodada, o Campinas fez 3 a 0 pra cima do Volta Redonda.

Nas estatísticas da Superliga, a UFJF detém o segundo melhor bloqueio, atrás apenas do Vôlei Futuro, e o nono melhor saque. O Campinas está em sétimo no fundamento ataque e na defesa, quarto no bloqueio, e quinto no levantamento e recepção.

Ainda como resultado da boa partida contra os paranaenses, o líbero Caporal foi eleito o melhor da rodada no fundamento por um site especializado em estatísticas. Quem também foi destaque foi o levantador Danilo Gelinski, indicado pela CBV para integrar uma pré-lista de inscritos para as Olimpíadas de Londres.

Para a partida desta quarta, o pensamento é o mesmo de contra o Londrina, como explica Maurício Bara: “Vamos para quadra querendo aprimorar nossa atuação tanto técnica quanto tática com relação à última partida. Teremos que jogar muito para ganhar do Campinas, que é uma grande equipe e que está no G8 da competição”.

Os titulares ainda não foram decididos. Com dores no joelho, Folle ficou em Juiz de Fora fazendo exames. A ideia da comissão é recuperá-lo para a partida de sábado, contra o Montes Claros, em casa. Hage, Diego, Caporal e Clinty, que apresentaram dores na última partida, estão 100% e vão pro jogo.

A UFJF enfrenta o Campinas nesta quarta-feira, 29, às 19h30, no ginásio Taquaral.

Suspensão está mantida

Os jogadores Jardel, Pedro Azenha, Digão e Léo continuam suspensos por tempo indeterminado. No treino do último sábado, pela manhã, os atletas se desentenderam e discutiram entre si, encerrando o treinamento. Diante do fato, a comissão técnica decidiu não relacioná-los para o jogo contra o Londrina. Ontem, a punição foi mantida sem prazo para definição, para que o fato não prejudicasse o restante do grupo. De acordo com a comissão técnica da UFJF, como instituição de ensino, a Universidade tem que zelar sempre pela educação, formação e disciplina, e isso também deve ser uma regra do time de vôlei.

Divulgação 

(SUPERLIGA) Duelo entre São Bernardo e Londrina marca reencontro com ‘mestre’

A partida desta quarta-feira, 29 de fevereiro, diante do time do Londrina/Sercomtel marca o reencontro de professor e aluno. O levantador Paulo Renan do BMG/São Bernardo foi treinado na adolescência pelo assistente-técnico da equipe do Paraná Ronivaldo Oliveira.

"Ele foi meu treinador em 97/98 no Grêmio Londrinense, clube da minha cidade. Paralelamente à escola eu treinava também nesse clube. Ele foi um dos meus primeiros treinadores. Naquela época eu jogava ainda como ponteiro e ele me ensinou muito", relembra o camisa 5 da equipe paulista.

Essa será a primeira vez que o capitão do BMG/São Bernardo irá encontrar, dentro de quadra, seu antigo mestre. "Já o encontrei em Londrina na rua, em alguns jogos de basquete, mas nunca joguei campeonatos valendo contra ele. Ele é muito especial na minha carreira, ele que me ensinou a jogar vôlei. Espero que amanhã ele fique orgulhoso de me ver em quadra", acrescentou.

No primeiro encontro entre BMG/São Bernardo e Londrina/Sercomtel o time paranaense levou a melhor, e o levantador Paulo Renan não admite outro resultado a não ser a vitória e três pontos a mais na tabela de classificação.

"Hoje temos que ganhar, não tem como pensar em outro resultado se quisermos almejar uma melhor colocação para o playoff. Ainda está forte aquela derrota do primeiro turno. Não tem nada de revanche, o que digo é que temos que jogar melhor do que naquela ocasião", avaliou.

Paulo Renan diz que o resultado positivo neste meio de semana depende exclusivamente da sua equipe. "Nossas ações em quadra é que irão determinar se a partida será complicada ou não, por isso não é o momento de cometer os mesmos erros da rodada passada", finalizou o capitão.

Divulgação
Foto: Guga Mendonça/SM Press

(SUPERLIGA) Jarbas Soares lamenta derrota do Minas e quer foco nos três últimos jogos da 1ª fase

A Usiminas/Minas enfrentou um grande adversário nesta noite de terça-feira (28/2), na Arena Vivo, em Belo Horizonte, pela oitava rodada do returno da primeira fase da Superliga Feminina 2011/12. O Unilever saiu de quadra comemorando a 18ª vitória seguida nesta etapa de classificação da competição nacional, por 3 a 0.

Segundo o técnico Jarbas Soares deixou a quadra bastante abatido, já que esperava que seu time apresentasse volume de jogo, dificultando mais as coisas para o forte time da Unilever. “Conseguimos até equilibrar um pouco os dois últimos sets, mas pecamos muito em quadra com a falta de atenção no jogo. Agora é corrigir os erros e partirmos com determinação nestes três últimos jogos que faltam nesta fase”, concluiu Jarbas Soares.

A Usiminas/Minas joga novamente na sexta-feira (2/3), às 20h, contra o São Caetano, em São Paulo, na cidade de mesmo nome da equipe. No dia 5/3, também às 18h30, a Usiminas/Minas receberá o Mackenzie/Cia do Terno, na Arena Vivo. O último duelo desta fase de classificação será contra o Rio do Sul, na cidade de Rio do Sul/SC, no dia 9/3, às 21h.

Divulgação
Foto: Pedro Vilela/VIPCOMM

(SUPERLIGA) Cimed/Sky supera atraso, bate Sesi-SP e volta a vencer

Cimed/Sky aplicou 3 a 0 no atual campeão da Superliga (Foto: Marcilênio Arruda)

Muita espera, raça, garra, suor e uma atuação de gala. Essas foram as características do reencontro da Cimed/SKY com a vitória. A equipe tetracampeã da Superliga Masculina de Vôlei levou a melhor no clássico com o Sesi-SP e bateu o rival por 3 sets a 0 (25/20, 25/15 e 25/18), no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC), na noite desta terça-feira (28/02), pela sétima rodada do returno da temporada 2011/12 da competição.

Com o triunfo, a Cimed/SKY chegou aos 38 pontos e 13 vitórias em 19 jogos, passou momentaneamente para a quarta colocação e colou nos líderes da Superliga Masculina - Sada Cruzeiro, Sesi-SP e Vôlei Futuro, cada time com 40 pontos.

A partida foi marcada por um atraso de quase duas horas, devido às condições da quadra do ginásio Capoeirão, causadas pelo dia muito úmido e a chuva no fim da tarde na capital de Santa Catarina. Após muita discussão e bastante trabalho para secar o piso, as equipes entraram em acordo e iniciaram o jogo.

Bruno foi escolhido o melhor jogador da partida e ficou com o prêmio Viva Vôlei. Éder foi o maior pontuador, com 14 pontos. "Voltamos a apresentar o que fazemos nos treinos dentro de quadra, e isso foi fundamental para vencer hoje. Vencemos um excelente adversário, e acho que estamos no caminho para ir em busca de mais um título. A vitória de hoje foi completa tanto por vencer, como por vencer um time como o deles", afirmou o central.

Com 13 pontos, Rivaldo também falou do alívio que a vitória sobre o Sesi-SP trouxe ao grupo. "Essa vitória tirou um piano das nossas costas depois das duas últimas apresentações, em que não conseguimos desempenhar o nosso jogo habitual e executar aquilo que estamos treinando. Perdemos para dois concorrentes diretos, e o Sesi era mais um. Talvez aí esteja a importância desta vitória", comentou.

"Tanto os três pontos como voltar a ganhar foram importantes hoje. Tivemos duas derrotas duras, mas a gente conversou bastante, e o time absorveu e aprendeu com os dois últimos jogos. Mesmo com o atraso na partida, os jogadores souberam continuar concentrados no que tinha que ser feito. Este é o tipo de vitória que gera uma motivação a mais pelo que foi apresentado dentro de quadra. Agora temos de manter a cabeça nos que estamos treinando e ter consciência que é daqui para mais. Trabalhar mais é o lema", disse Douglas Chiarotti, técnico da Cimed/SKY.

De volta à equipe titular da Cimed/SKY, Gustavo exaltou o potencial do elenco e a importância de ter vários jogadores prontos para assumir um lugar no time. "A diferença de começar jogando ajuda a se adaptar melhor ao tempo do levantador adversário. Neste período que estou aqui, consegui ganhar a confiança do treinador. Mas é uma equipe com muitos titulares, e só penso mesmo em contribuir com o time para alcançar o nosso objetivo."

Faltando três rodadas para o fim da fase de classificação, o próximo compromisso da Cimed/SKY na Superliga Masculina será fora de casa, em Volta Redonda (RJ), contra a equipe local, neste sábado (03/03), a partir das 19h.

Divulgação

(SUPERLIGA) Juliana Carrijo, do Praia Clube, é a craque da 8ª rodada do returno

Ju Carrijo é o destaque da 8ª rodada (Foto: Divulgação)

AS MELHORES DA 8ª RODADA (2º TURNO):


MVP: Juliana Carrijo (Banana Boat/Praia Clube) - Primeira na defesa e primeira no levantamento
Melhor ataque: Tandara (Sollys/Nestlé)
Melhor bloqueio: Neneca (Macaé)
Melhor saque: Camila Adão (Pinheiros)
Melhor defesa: Joycinha (Vôlei Futuro) e Juliana Carrijo (Banana Boat/Praia Clube)
Melhor levantamento: Juliana Carrijo (Banana Boat/Praia Clube)
Melhor recepção: Fabi (Unilever)
Melhor líbero: Fabi (Unilever)
Maior pontuadora: Lia (BMG/São Bernardo) - 23 pontos

Universo do Vôlei

(SUPERLIGA) Em casa, BMG/São Bernardo derrota Rio do Sul e entra no G8

Vitória colocou o time do ABC no G8 da Superliga  (Foto: July Stanzioni/SM Press)

Vencer ou vencer. Essa era a meta da equipe feminina do BMG/São Bernardo nesta noite de terça-feira, 28 de fevereiro, diante do Rio do Sul. Determinadas, a equipe do técnico José Alexandre Devesa mesmo cedendo um set, venceu por 3 a 1, parciais de 25/20, 28/30, 25/22 e 25/18.

Os três pontos foram essenciais para brigar por uma vaga no playoff. O destaque da partida foi a canhotinha Lia Castro. Com 23 pontos cravados na quadra adversária, a oposta ficou com o Troféu Viva Vôlei.

"Hoje foi uma vitória do grupo. Sabíamos que tínhamos condições de vencer e hoje resgatamos o que fizemos no Paulista e nos Jogos Abertos. Agora é aproveitar esse ânimo para o próximo jogo que será muito duro contra o SESI", avaliou a camisa 10.

Quem também se destacou em especial nos bloqueios, foi a central Bia. "Em cada bola que subia minha única vontade era de pegar o ataque adversário, pois sabíamos que cada ponto podia ser a bola do jogo, então era preciso acertar em todo o momento".

Para a capitã Ciça a força e determinação do grupo foi essencial para a vitória que recoloca o time do ABC paulista na disputa do playoff. "Nossa equipe está de parabéns, trabalhamos hoje juntas, conseguimos fazer uma boa defesa e parar as bolas no bloqueio e esse foi um fator essencial para a nossa vitória, o ataque também estava bom e acredito que a nossa coletividade ajudou muito, estávamos unidas buscando a vitória e conseguimos".

Divulgação

(SUPERLIGA) De virada, Macaé vence São Caetano e conquista a 2ª vitória na Superliga

Macaé venceu a segunda partida na Superliga (Foto: Rui Porto Filho/Vipcomm)

O Macaé Sports jogou em casa, no ginásio Juquinha, e venceu o São Caetano por 3 sets a 1, de virada, parciais de 19/25, 28/26, 25/13 e 25/22, em 1h58 de jogo, conquistando a segunda vitória na Superliga feminina 2011/12.


A ponteira Neneca, do Macaé Sports, foi a maior pontuadora da partida com 22 pontos. Sua companheira de equipe, Natiele, foi o a melhor jogadora da partida e recebeu o Trófeu Viva Vôlei.

Universo do Vôlei/Divulgação

(SUPERLIGA) Sollys/Nestlé perde set, mas derrota Pinheiros em SP

Sollys/Nestlé segue na cola da líder Unilever (Foto: Fabio Rubinato/AGF)

O Sollys/Nestlé venceu o Pinheiros nesta terça-feira (28), no ginásio Henrique Villaboin, por três sets a 1, com parciais de 30/28, 21/25, 25/19 e 25/20. A equipe comandada pelo técnico Luizomar de Moura ocupa a segunda colocação da Superliga 2011/12 com 49 pontos e segue na briga para tentar fechar o returno em primeiro lugar. A ponteira e capitã da equipe, Jaqueline, foi eleita a melhor jogadora da partida e levou o troféu Viva Vôlei.  

“Fico muito feliz com mais um troféu e por ser um dos destaques da equipe. Porém, não consigo conquistar esse prêmio se não tiver uma bela bola levantada pela Fabiola, um passe eficiente da Camila Brait. Então, o grupo inteiro merece e se tivesse um troféu para cada uma seria o mais justo, porque todo mundo jogou bem e fez a sua parte. Sabíamos que seria um jogo difícil, pois o Pinheiros é uma equipe perigosa. Fizemos a nossa parte e conquistamos os três pontos que é o mais importante”, declarou Jaqueline, que foi a maior pontuadora do jogo com 22 pontos.

O comandante do Sollys/Nestlé utilizou jovens jogadoras como Samara (19 anos) e Bia (20), que deram conta do recado e ajudaram a equipe vencer, mesmo atuando fora de casa. “Tínhamos a consciênciade que a partida seria difícil, pois o Pinheiros está brigando pela classificação. Já venceu equipes importantes, já tirou sets de grandes times, além de ser uma equipe tradicional. Incomodou um pouco a perda do segundo set, já que o tínhamos nas mãos, mas vencemos, levamos a pontuação máxima e é isso que importa. Espero que a equipe não cometa essas oscilações, pois estamos muito perto da reta final”, destacou Luizomar.

A ponteira/oposta Tandara ressaltou a força do grupo e do trabalho coletivo do Sollys/Nestlé. “O time mostrou a força do elenco, hoje não fui muito bem na ponta e a Samara entrou bem. Depois joguei na saída e consegui fazer a minha parte. Estamos no caminho certo. O importante é o grupo e não a individualidade. Apesar de termos perdido um set, conseguimos manter a concentração e levar os três pontos”, afirmou Tandara, que marcou 18 pontos.

O próximo desafio do Sollys/Nestlé será diante do Vôlei Futuro na sexta-feira (02), às 18h45, no ginásio José Liberatti. O confronto é entre o segundo colocado, a equipe da casa, que está com 49 pontos e o terceiro, o time de Araçatuba que está com 45. Atuando diante de sua torcida, o Sollys/Nestlé teve apenas uma derrota na Superliga e espera mais um resultado positivo para seguir na luta pela ponta da competição nacional.

Divulgação

(SUPERLIGA) Sheilla brilha, Unilever bate Usiminas/Minas e conquista a 18ª vitória

Sequência invicta da Unilever chega a 18 partidas (Foto: Gil Leonardi/adorofoto)

Jogando na casa do adversário, a Unilever contou com a mineira Sheilla, em noite inspirada, para superar o Usiminas/Minas por 3 sets a 0 (25/18, 26/24 e 25/21), em 1h18, nesta terça-feira (28/2). A oposta, maior pontuadora da partida, com 21 pontos, foi decisiva na 18ª vitória consecutiva da equipe carioca, que soma agora 53 pontos e está mais perto de ir para os playoffs como primeira colocada. Sheilla ainda saiu da quadra da Arena Vivo com o seu terceiro troféu Viva Vôlei.

A jogadora permaneceu em quadra mais de 30 minutos após o jogo e recebeu o carinho de muitos fãs mineiros. "Foi um dia especial e um Viva Vôlei diferenciado, porque foi em Belo Horizonte e também porque minha avó veio assistir ao jogo. Precisamos melhorar, mas jogamos bem nos momentos importantes. Isso é que importa", resumiu a oposta.

O meio-de-rede também se destacou na vitória da Unilever, que, após um início de jogo muito disputado, conseguiu neutralizar o ataque das cubanas Daymi e Herrera, do Usiminas/Minas. "Treinamos em função delas, que são o coração do Minas", apontou Juciely, que marcou 7 pontos, vários deles de bloqueio.

Para Valeskinha, faltou atenção no primeiro e no terceiro sets, quando a equipe carioca começou atrás no placar. "Precisamos manter a concentração o tempo inteiro, sem oscilar tanto. Nosso ataque foi eficiente hoje, mas falhamos nos contra-ataques", observou a meio-de-rede que fez 10 pontos.

O técnico Bernardinho concordou com Valeskinha e apontou a falha no contra-ataque. "A gente está demorando para converter e aí acaba dando chance aos adversários. Precisamos melhorar o passe, também. No primeiro set, depois do início, comandamos o jogo, no segundo estávamos bem tranquilos e nos complicamos no final, mas fechamos. E no terceiro set fomos levando até ganhar. O Minas é um time perigoso, que joga sem responsabilidade, embora estivesse junto de sua torcida", analisou o treinador.

Recorde na Superliga

Com o resultado desta terça-feira, a Unilever igualou o recorde de 18 vitórias consecutivas em jogos classificatórios da Superliga, que pertencia ao Sollys/Nestlé desde a temporada 2003/2004. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho também mantém uma invencibilidade de sete jogos sem perder um set, no returno.

A Unilever volta para o Rio nesta quarta-feira (29/2), pela manhã. Na sexta-feira (2/3), às 21 horas, a equipe recebe o Pinheiros no Maracanãzinho, pela nona rodada do returno. Na sequência, o Unilever ainda enfrentará Vôlei Futuro e Sollys/Nestlé.

Divulgação

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

(SUPERLIGA) Com dores nas costas, Brasília ainda é dúvida no UFJF

Desde o início do mês, o levantador Brasília, do UFJF não vem jogando 100%. Com dores na coluna, o jogador foi poupado de grande parte dos jogos do returno da Superliga Masculina.

"Joguei com dor algumas partidas por amor a camisa e ao projeto do UFJF, mas foi incomodando bastante e resolvemos fazer exames mais detalhados", conta Brasília.

A sina de um levantador é de sentir dores na coluna desde as categorias de base. O movimento preciso da coluna vertebral em um levantamento para inverter a bola, por exemplo, faz uma hiperextensão que favorece o pinçamento de raízes nervosas, protusão discal, distensão muscular, entre outros.

"Minha posição me exige uma dedicação especial na musculação e nos alongamentos. É o que faço desde o início da carreira. As dores fazem parte do dia-a-dia de um jogador de alto rendimento e por isso o tratamento tem sido intensivo para que eu volte rápido", explicou o jogador.

Brasília tinha o 8º melhor levantamento da Superliga até a última rodada do turno. Fora das quadras, o jogador permanece no banco do time mineiro ajudando a passar instruções para os companheiros de equipe, dividindo sua experiência com os mais jovens.

Divulgação
Foto: ETC Comunicação

(SUPERLIGA) Marcelinho espera jogo duro contra o Sada/Cruzeiro

Duelo mineiro na oitava rodada da Superliga 2011/12. O Vivo/Minas recebe o Sada/Cruzeiro na noite desta quarta-feira, dia 29, a partir das 21h30, em confronto do segundo turno da fase de classificação, partida que será disputada na Arena Vivo - o canal SporTV anuncia a transmissão ao vivo para todo o país. Quarto colocado na tabela de classificação com 35 pontos (13v5d) - empatado em pontos com a Cimed/Sky, mas em vantagem nos critérios de desempate -, o Minas, do levantador Marcelinho, enfrenta, mais uma vez, um líder de campeonato, já que o time celeste soma 40 pontos (14v4d), empatado em pontos com Sesi-SP e Vôlei Futuro, mas em vantagem nos critérios de desempate do torneio.

Na última rodada, venceu o Vôlei Futuro (SP), em Araçatuba, quando a equipe paulista estava no topo da tabela. No primeiro turno, o Minas venceu o rival Cruzeiro por 3 a 2, em Contagem (MG). O clássico coloca também, frente a frente, dois dos melhores levantadores da competição e Marcelinho, terceiro nas estatísticas, usa os números para ressaltar o equilíbrio entre os times. Vale lembrar que o Minas Tênis Clube tem o melhor ataque, enquanto que o Cruzeiro aparece como líder na defesa da Superliga.

"É um confronto interessante, do melhor ataque, contra a melhor defesa. Isso já mostra como vai ser esse jogo. Essa Superliga está muito equilibrada, a mais equilibrada dos últimos anos, e a maior prova disso são os números, a proximidade entre os cinco primeiros colocados da tabela. Contra o Cruzeiro não vai ser diferente, será uma partida equilibrada, um jogo muito igual, pela qualidade e pelo nível dos dois times. E pelo momento dos times na competição também. O Cruzeiro cresceu nesse segundo turno e conta com um levantador do nível do William, um jogador inteligente, de raciocínio rápido e que pode desequilibrar. Para tentar diminuir esse volume de jogo deles, tentar tirar essa bola da mão dele, precisamos explorar o nosso saque, que vem funcionando bem. Ter paciência é fundamental, será um jogo muito intenso, muito nervoso, e as duas equipes querem a vitória, eles para manterem a ponta, nós para subirmos na tabela", afirmou o capitão Marcelinho.

Divulgação
Foto: Washington Alves/VIPCOMM

(SUPERLIGA) De olho nos playoffs, RJX enfrenta o Vôlei Futuro

RJX vai até Araçatuba em busca de mais uma vitória (Foto: Douglas Magno/Vipcomm)

Uma vitória que pode valer muito. O RJX vai até Araçatuba (SP) na noite desta quarta-feira, dia 29, para enfrentar o Vôlei Futuro, em partida que começa às 20h, confronto pela oitava rodada do segundo turno da fase de classificação da Superliga 2011/12. Em sexto lugar com 29 pontos (10v8d), a equipe carioca enfrenta um dos líderes da competição - o time do interior paulista tem 40 pontos (13v5d), assim como Sesi-SP e Sada/Cruzeiro, mas perde nos critérios de desempate para os rivais - e, em caso de um resultado positivo, garante matematicamente seu lugar nos playoffs do campeonato.

Dante, principal atacante do RJX no torneio, lembra que o momento é de definição na primeira fase, ressalta o crescimento da equipe carioca, que venceu cinco das últimas seis partidas que disputou, e destaca as dificuldades que vão enfrentar no interior paulista.

"O Vôlei Futuro é um time muito forte, está brigando pela liderança e, além disso, tem sua torcida, que joga junto, que faz a equipe ficar ainda mais forte. Vamos enfrentar uma ‘panela de pressão’ em Araçatuba, um jogo em que vencer significa muito, tanto para a gente, quanto para eles. Para eles, pela briga pela ponta, para a gente, pela chance de garantir vaga nos playoffs e tentar aproximar dos rivais que estão à nossa frente na tabela. É um jogo que vale muito, sabemos que será um jogo complicado, temos uma adversário que conta com jogadores experientes, um bom conjunto, e precisamos ter muita concentração, muita cabeça fria, porque é um jogo que se decide em detalhes. Temos que estar focados para fazer um bom jogo", frisou Dante.

Divulgação

(SUPERLIGA) Vivo/Minas e Sada/Cruzeiro fazem clássico nesta quarta

Em busca da terceira vitória consecutiva nesta reta final da primeira fase da Superliga 2011/12, a Vivo/Minas enfrenta nesta quarta-feira (29/2), às 21h30, o Sada/Cruzeiro, na Arena Vivo, em Belo Horizonte. A partida, a oitava do returno desta primeira fase da competição nacional, terá transmissão do canal SporTV. Na primeira disputa entre as duas equipes nesta temporada, o time minastenista se deu melhor e garantiu a vitória, de virada e pelo placar de 3 a 2, no maior clássico do vôlei mineiro.

Após vencer o Vôlei Futuro na última sexta-feira (24/2), por 3 a 2, a Vivo/Minas chegou ao quarto lugar da classificação geral da Superliga, com 35 pontos, 13 vitórias (seis por 3 a 0, duas por 3 a 1, cinco por 3 a 2) e cinco derrotas (uma por 3 a 2, duas por 3 a 1 e duas por 3 a 0). Válido pela oitava rodada do returno, o jogo desta quarta-feira marcará o encontro dos minastenistas com o atual líder da competição. A vitória é muito importante para as pretensões da Vivo/Minas, que busca garantir vaga no grupo dos quatro primeiros colocados na fase classificatória, que, no play-off das quartas de final, terá vantagem de fazer os jogos decisivos em casa.

"Na última partida (contra o Vôlei Futuro) conquistamos uma vitória extremamente importante, mesmo com a pressão da torcida, contra um adversário muito forte e com muita qualidade. Isso mostra que temos sido capazes durante o campeonato, onde cada jogo é difícil, os adversários estão muito fortes e o nível está muito alto", explica o treinador da Vivo/Minas, Marcelo Fronckowiak.

Para ele, o clássico mineiro terá um alto grau de dificuldade, a exemplo do último jogo da equipe minastenista. "Não vai ser diferente agora contra o Sada/Cruzeiro, um clássico regional e nacional diante de uma equipe que está fazendo uma campanha irretocável, principalmente no segundo turno, com oito vitórias seguidas. Mais uma vez, a tônica será dificuldade, alto nível de voleibol, mas o grupo tem trabalhado muito bem. Além das questões técnicas e táticas, o comportamento dos jogadores tem sido muito bom no momento de dificuldade. Nós vamos encontrar um adversário muito forte, mas vamos fazer nosso papel e tomara que a gente continue jogando no nosso nível", afirma Marcelo Fronckowiak.

O levantador Marcelinho também ressalta a qualidade da equipe adversária, mas acredita que a Vivo/Minas tenha qualidade necessária para conquistar mais uma vitória no confronto entre as duas equipes. "O Cruzeiro é uma grande equipe, bem equilibrada, com um padrão muito bom de jogo e poucos pontos fracos. Vamos ter que ter paciência e tranqüilidade amanhã, mas, acima de tudo, jogar o nosso vôlei, que está em um nível muito bom também", destaca.

Para o técnico Marcelo Fronckowiak, o papel da torcida para a conquista de bons resultados nos jogos na Arena Vivo, nesta reta final de Superliga, é fundamental. "É sempre saudável estar junto de quem nos acompanha no dia a dia e de quem torce pela gente. A gente tem tido um ambiente muito agradável aqui no Minas, as pessoas estão confiando na qualidade do trabalho, independente de uma condição inicial, que talvez não fosse uma condição de favorito. As pessoas estão vendo coerência no nosso trabalho", comemora.

Divulgação
Foto: Washington Alves/VIPCOMM

(SUPERLIGA) Medley/Cam​pinas enfrenta UFJF pela classifica​ção às quartas-de-final

Cacá Bizzocchi quer time com os pés no chão (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)

Embalado por duas vitórias consecutivas, sobre Sesi-SP e Volta Redonda, o Medley/Campinas pode garantir amanhã (29), com três rodadas de antecedência, vaga nas quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei. Para isso, basta que os comandados de Cacá Bizzocchi vençam por qualquer placar o UFJF no Ginásio do Taquaral, em Campinas, às 19h30, pela oitava rodada do returno.

O Medley/Campinas está em sétimo lugar, com 28 pontos, 11 à frente do Volta Redonda, primeira equipe, hoje, fora da zona de classificação. Em caso de vitória, o time paulista chegará, no mínimo, a 30 pontos na tabela. Já os cariocas, que enfrentam no mesmo dia e horário o BMG/Montes Claros, fora de casa, podem chegar, no máximo, a 20, se vencerem. Como faltarão apenas três rodadas para o fim da fase de classificação, dez pontos (30 a 20) seriam suficientes para manter os campineiros à frente. Uma derrota do Volta Redonda, independentemente do resultado do Medley, também leva os campineiros ao mata-mata.

Apesar de estar perto da vaga, Cacá Bizzocchi quer ver seus atletas com os pés no chão. "É importante dar um passo de cada vez. Precisamos nos concentrar no adversário e pensar na classificação para os playoffs apenas no fim da partida", disse o treinador. "Temos que jogar da mesma forma que fizemos contra o Volta Redonda, com maturidade e controlando o jogo desde o começo, sem dar brecha ao adversário", completou.

Apesar de estar na penúltima posição, com 14 pontos, o UFJF preocupa Bizzocchi. "Eles estão com um time completamente diferente em relação ao que enfrentamos no primeiro turno. Alguns jogadores que vinham sendo titulares não estão nem no banco. Isso exige mais estudo e análise da comissão técnica e atenção dos jogadores", justificou.

O capitão André Heller alerta para alguns problemas que o Medley/Campinas pode enfrentar na partida. "O campeonato nos ensinou que não podemos dar mole para ninguém. O UFJF é um time perigoso e vai jogar sem responsabilidade. Isso pode complicar para nós."

Ingressos - Os ingressos para o jogo podem ser adquiridos em troca de 1 kg de alimento não perecível nas bilheterias do ginásio até as 20h desta terça-feira e, na quarta, das 10h até o início da partida.

Divulgação

(SUPERLIGA) Mackenzie celebra classifica​ção antecipada para os playoffs

Mackenzie/Cia do Terno está garantido nos playoffs (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)

A vitória fora de casa por 3 a 2 sobre o Banana Boat/Praia Clube, em jogo disputado na noite desta segunda-feira pela Superliga Feminina de Vôlei, foi bastante comemorada pelo elenco do Mackenzie/Cia do Terno.

Além de ganhar o derby mineiro, o resultado garantiu a classificação do clube de Belo Horizonte para os playoffs da competição ainda restando três rodadas para o término da primeira fase.

“O nível desta edição da Superliga está muito alto e estamos muito felizes com a conquista antecipada da vaga nas quartas de final. Mas ainda temos três jogos pela frente e vamos procurar somar mais pontos para terminar a fase regular na melhor colocação possível”, declarou a levantadora Nathalia.

“Nós nos preparamos para um jogo que sabíamos que seria difícil, mas graças a Deus conseguimos superar as dificuldades e sair com a vitória”, relatou a oposto, que preferiu deixar de lado a rivalidade. “Não vejo uma partida de rivalidade, mas sim com adrenalina e emoção de jogo mesmo”, completou.

Já pensando na próxima rodada, Ingrid pretende manter o foco junto com sua equipe, para chegar embalada nos playoffs da competição. “Para o próximo jogo queremos manter o equilíbrio durante toda a partida, para conquistar mais uma vitória e continuarem uma crescente que nós estamos neste campeonato”, afirmou a mineira de 23 anos.

Divulgação

(SUPERLIGA) Líder, Sada/Cruzeiro enfrenta Vivo/Minas em BH nesta quarta

Sada/Cruzeiro que vingar derrota sofrida no 1º turno (Foto: Ronaldo Silveira/Divulgação)

O líder da Superliga, o Sada/Cruzeiro, encara o Vivo/Minas em seus domínios na noite desta quarta-feira, às 21h30, na Arena Vivo, em Belo Horizonte. O clássico estadual é válido pela oitava rodada do returno e será transmitido ao vivo pelo Sportv.

De acordo com informações do Minas, o ingresso para a partida custará R$ 6,00, com meia entrada a R$ 3,00, e os portões do ginásio serão abertos às 20h30.

Em quadra o Sada Cruzeiro vai defender a liderança conquistada no último sábado, após vencer a Cimed Sky por 3 a 0 em Contagem, garantindo a oitava vitória seguida no campeonato.

O time celeste tem 40 pontos, é o único clube com 14 vitórias em 18 jogos, por isso está na frente de Sesi-SP (2º) e Vôlei Futuro (3º), que têm a mesma pontuação, mas uma derrota a mais. Em seguida aparece o Vivo Minas, em quarto lugar com 35 pontos, sendo 13 vitórias e cinco derrotas.

No primeiro turno em Contagem deu Vivo Minas, que venceu por 3 sets a 2. E o time vem de vitória na última rodada sobre o Vôlei Futuro, também no tie-break.

O ponteiro Filipe destaca que agora é mais um jogo decisivo para o Sada Cruzeiro. “A expectativa é a gente manter a nossa crescente. Estamos com uma filosofia de trabalho bem coesa, entrando com a mesma pegada, firmes, contra todos os adversários. E isso vem fazendo a diferença. Vai ser mais um jogo decisivo para nós. Se entramos fortes, concentrados, temos chances de sair com a vitória. Perdemos para eles em casa e agora queremos retribuir isso. Mas vai ser um jogo bem difícil. Eles também estão embalados, cresceram muito nesta reta final da fase classificatória”, disse o ponteiro Filipe.

Depois desse duelo a equipe celeste volta a jogar em Contagem no próximo sábado, contra o Vôlei Futuro, às 21h.

Divulgação

(SUPERLIGA) Partida entre Usiminas/Minas e Mackenzie/Cia do Terno sofre alteração

Por TV, clássico mineiro sofreu alteração (Foto: Divulgação/CBV)

Um jogo da Superliga feminina de vôlei 11/12 sofreu alteração de data e horário na décima rodada do returno da competição. Por solicitação do canal Sportv, que transmitirá ao vivo, a partida entre Usiminas/Minas e Mackenzie/Cia do Terno passou do dia 06 para o dia 05 de março e das 20h para as 18h30. O confronto continua marcado para a Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).

SUPERLIGA FEMININA

Alteração de data e horário de jogo, por solicitação do Sportv

Jogo 124 – Usiminas/Minas x Mackenzie/Cia do Terno
De: 20h
Para 18h30
De: 06.03.2012 (terça-feira)
Para: 05.03.2012 (segunda-feira)

Divulgação

(SUPERLIGA) BMG/São Bernardo e Pinheiros iniciam disputa pela última vaga nos playoffs

Superliga Feminina: Disputa acirrada pela última vaga (Foto: Divulgação/CBV)

A fase classificatória da Superliga feminina de vôlei 11/12 caminha para a reta final e, com seis times matematicamente classificados e uma equipe muito perto de avançar, BMG/São Bernardo e Pinheiros travam duelo direito pela oitava e última vaga nas quartas-de-final da competição. Nesta TERÇA-FEIRA (28.02), as duas equipes entrarão em quadra, na oitava rodada do returno, para confrontos importantes na definição da classificação para a segunda fase da competição.

O BMG/São Bernardo jogará em casa, no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP), às 20h, contra o Rio do Sul. No mesmo horário, o Pinheiros receberá o Sollys/Nestlé, no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP).

Ao término da sétima rodada do returno, Unilever, com 50 pontos, Sollys/Nestlé, 46, Vôlei Futuro, 43, Sesi-SP, 37, Usiminas/Minas, 35, e Banana Boat/Praia Clube, 28, estão matematicamente garantidos nas quartas. O Mackenzie/Cia do Terno, que soma 26, depende de mais uma vitória nas últimas quatro rodadas para confirmar sua classificação. Assim, BMG/São Bernardo e Pinheiros, com 16 pontos cada, lutam pela última vaga.

O time do ABC paulista, que perdeu por 3 sets a 0 para o Mackenzie/Cia do Terno na última rodada, conta com uma vitória em casa para seguir na luta pela vaga e também para se distanciar da equipe catarinense, que tem 11 pontos e pode entrar na disputa em caso de resultado positivo.

“O jogo contra Rio do Sul será muito importante, pois se eles nos superarem também entrarão na briga pela última vaga. É uma partida que nos exigirá muita paciência e tranquilidade para superar a forte defesa do adversário”, diz o técnico do BMG/São Bernardo, José Alexandre Devesa, que projeta uma disputa intensa pela classificação.

“Nossa equipe e a do Pinheiros são bastante niveladas, tanto que os últimos confrontos terminaram em 3 a 2. Nas próximas rodadas, teremos adversários que ocupam posições inferiores em relação aos times que o Pinheiros vai enfrentar, mas o importante é manter o foco e encarar a responsabilidade que temos de garantir a classificação. Vamos ter que jogar muita bola”, acredita.

Do lado do Pinheiros, o técnico Wagner Coppini aposta no crescimento da equipe no returno para brigar pela vaga nas quartas-de-final. Segundo o treinador, a equipe vem apresentando um bom padrão de jogo, apesar de, na rodada passada, ter sido superada pelo Vôlei Futuro por 3 sets a 0.

“No primeiro turno, perdemos alguns jogos em situações em que controlávamos a partida e tivemos muita atenção para que isso não se repetisse no returno. À exceção da última partida, quando a equipe sentiu a pressão por jogar em Araçatuba e teve desempenho bem abaixo, o time vem se comportando muito bem. Tenho dito às atletas que o mais importante é que dependemos apenas dos nossos resultados para avançar”, explica Wagner, que acredita que pontuar já na partida contra o Sollys/Nestlé fundamental.

“Analisando as próximas rodadas, avalio que o BMG/São Bernardo terá confrontos teoricamente mais favoráveis que os nossos. Então, temos que tentar pontuar em todas as partidas. Acredito que somando mais seis ou sete pontos nestes últimos jogos teremos chances de alcançar o nosso objetivo e chegar à segunda fase”, completa.

Divulgação

(SUPERLIGA) Sesi-SP começa difícil maratona de jogos em Florianópo​lis nesta 3ª

Sesi-SP mira a liderança da Superliga (Foto: Washington Alves/Vipcomm)

O Sesi-SP entra em quadra às 18h45 de hoje (28), em Florianópolis (SC), contra a Cimed/Sky. No confronto entre as duas equipes no primeiro turno, no ginásio do SESI Vila Leopoldina (SP), o time da indústria paulista faturou a partida em 3 sets a 1.

Atual segundo colocado na competição, empatado em número de pontos (40) com o líder Sada/Cruzeiro, o Sesi-SP vem de uma importante vitória contra os mineiros de Montes Claros. A partida foi disputada no Ginásio do SESI Vila Leopoldina no último sábado (25) e terminou 3 sets a 0 para time da indústria paulista. Os atuais campeões da Superliga só não ficaram com a liderança porque o rival de hoje, a Cimed/Sky, perdeu por 3 sets a 0 para o Sada/Cruzeiro. A equipe mineira ocupa a liderança graças ao saldo de sets.

"É sempre muito bacana enfrentar o Gustavo, existe um respeito e uma torcida grande, um pelo sucesso outro, mas seremos adversários, mais uma vez, e será um jogo duro, equilibrado, são duas equipes muito fortes, candidatas ao título da temporada. Temos quatro jogos até o fim da primeira fase, nosso objetivo é buscar a liderança para ter vantagem nos playoffs. O Florianópolis é um time bem armado, que saca bem, por isso nosso passe precisa funcionar para termos um bom aproveitamento no ataque. Vencer é fundamental, sabemos que será uma partida difícil, mas precisamos vencer, precisamos entrar focados e ter tranquilidade", comentou o capitão.

"É a reta final dessa fase de classificação. Temos que exaltar a força do nosso grupo, tivemos muitos problemas de contusões, ainda estamos sem jogadores importantes, mas o grupo vem superando isso tudo, rodada a rodada, e numa competição equilibrada como a desse ano, estamos conseguindo nos manter entre os primeiros. Temos uma sequência muito difícil de jogos nessas duas semanas, vamos enfrentar os nossos rivais diretos pela liderança, começando por esse jogo contra Florianópolis, na casa dele, e vamos lutar por essa vitória", afirmou o técnico.

Depoisda partida de contra a Cimed/Sky (atual 5º colocado) em Florianópolis, os próximos adversários do Sesi-SP são: Vivo/Minas (atual 4º colocado) na Vila Leopoldina, Vôlei Futuro (atual 3º colocado) em Araçatuba e Sada/Cruzeiro (atual 1º colocado) na Vila Leopoldina.

Divulgação

(SUPERLIGA) Jaqueline espera jogo difícil contra o Pinheiros

Vice-líder da Superliga 2011/12 com 46 pontos (15v3d), o Sollys/Nestlé entra em quadra na noite desta terça-feira, dia 28, a partir das 20h (horário de Brasília), para enfrentar o Pinheiros, oitavo colocado com 16 pontos (5v13d), no Ginásio Henrique Villaboin, em partida válida pela oitava rodada do segundo turno da fase de classificação. Invicto no segundo turno com sete vitórias, o time de Osasco segue perseguindo o Unilever, líder da competição, e Jaqueline, que recebeu o ‘Troféu Viva Vôlei’ na vitória sobre a Usiminas/Minas e ainda foi eleita ‘Melhor Jogadora’ da última rodada pela CBV, pede concentração total para a partida. No primeiro turno, vitória por 3 a 0 do Sollys/Nestlé, que aparece bem nas estatísticas da competição, dono dos melhores bloqueio, levantamento e recepção, além de estar em segundo em ataque e saque. A capitã afirma que a equipe está crescendo.

"Estamos vindo de uma grande vitória sobre o Minas, jogamos bem e temos que manter esse ritmo, sempre muito concentradas. Temos que entrar da mesma forma contra o Pinheiros, com a mesma vibração, para podermos buscar um bom resultado. Elas não estão em boa situação na tabela, mas isso não quer dizer que será um jogo fácil, não há jogo fácil nessa competição, elas vão estar em casa e também precisam vencer para passar à próxima fase. Estamos crescendo no campeonato, mantendo uma boa regularidade e conseguindo vitórias importantes, isso dá confiança ao time nessa reta final antes dos playoffs", afirmou a camisa 8.

Divulgação
Foto: Alessandro Iwata/Vipcomm

(SUPERLIGA) Cimed/Sky conta com apoio da torcida para reagir contra Sesi-SP

A Cimed/SKY quer voltar ao rumo das vitórias (Foto: Hermínio Nunes/Cimed/Sky)

Reação é a palavra de ordem da Cimed/Sky. A equipe tetracampeã está trabalhando duro nos treinamentos para se recuperar dos últimos resultados obtidos na Superliga Masculina de Vôlei 2011/12. E o próximo jogo será um grande desafio para o time comandado pelo técnico Douglas Chiarotti: o Sesi-SP, atual campeão da competição. A partida será realizada nesta terça-feira (28/02) no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC), a partir das 18h45, com transmissão ao vivo do SporTV (canal 39 da SKY). Os ingressos para o jogo podem ser comprados com antecedência pela internet, no site www.blueticket.com.br. A inteira custa R$ 20,00 e a meia, R$ 10,00. Os portões serão abertos cerca de uma hora e meia antes do início.

Com 35 pontos e 12 vitórias em 18 jogos, a Cimed/SKY ocupa a quinta colocação da classificação geral da Superliga Masculina, que vive uma temporada muito equilibrada, com constantes trocas na liderança. Atualmente, o Sada Cruzeiro está na ponta, com cinco pontos de vantagem sobre os tetracampeões. Vôlei Futuro, Sesi e Vivo/Minas são os outros times que fazem parte do pelotão da frente.

Faltam quatro rodadas para o fim da primeira fase, e a Cimed/SKY segue na briga pelas primeiras colocações do campeonato. Porém, o grupo sabe que para se classificar bem para os playoffs, é necessária uma rápida reação, após resultados negativos contra Vôlei Futuro e Sada Cruzeiro. Por isso, a vitória sobre o Sesi-SP se tornou ainda mais importante. Para consegui-la, o trabalho se intensificou no ginásio Capoeirão.

"Não vamos esconder que vivemos um mau momento. O campeonato é longo e cheio de altos e baixos. Nós estamos sem confiança, e confiança é tudo no esporte. Temos de recuperá-la. Agora nós temos de fazer tudo mais. Treinar mais, concentrar mais, trabalhar mais", disse Douglas Chiarotti, técnico da Cimed/SKY, que, apesar da fase, acredita no poder de seus jogadores.

"Nós temos capacidade e potencial, e tenho certeza de que nós vamos sair dessa", falou.

Para Bruno, levantador e capitão da Cimed/SKY, o apoio da torcida de Florianópolis neste jogo em casa é fundamental para ajudar a equipe a reagir nesta reta final da Superliga Masculina. "Os jogos em casa sempre tiveram a torcida como o nosso maior apoio nos momentos difíceis, e mais uma vez vamos precisar muito dela para poder superar mais esse grande desafio", declarou.

E na torcida, uma presença ilustre: Giba deve estar nas arquibancadas do ginásio Capoeirão, após retornar para Florianópolis, onde vai se recuperar de uma cirurgia na canela esquerda.

Divulgação

(SUPERLIGA) Unilever defende liderança da Superliga contra Usiminas/Minas em BH

A Unilever duela em BH contra a Usiminas/Minas (Foto: Rui Porto Filho/Vipcomm)

A Unilever, líder da Superliga 2011/12 com 50 pontos, 17 vitórias consecutivas e o melhor ataque da competição, enfrenta nesta terça-feira (28/2), o Usiminas/Minas, quinto colocado com 35 pontos, em Belo Horizonte (MG). O jogo, válido pela oitava rodada do segundo turno, será às 21 horas, na Arena Vivo, com transmissão ao vivo do Sportv.

No confronto entre as duas equipes no primeiro turno, a vantagem foi da Unilever, que venceu por 3 sets a 0, no Rio. Enquanto o time carioca mantém sua invencibilidade na competição (ganhou do Macaé Sports por 3 a 0 na última rodada), o Minas vem de uma derrota para o Sollys/Nestlé por 3 a 0, na casa do adversário.

Segundo o técnico Bernardinho, que comanda a equipe Unilever, a derrota do Minas para o Osasco torna o jogo desta terça-feira ainda mais perigoso.

"Certamente vão querer buscar uma recuperação contra a gente, o que é natural. O Minas tem muita força de ataque, apoiado nas cubanas e na Mari Paraíba. É preciso tentar controlá-las", comenta o treinador. Bernardinho também quer que sua equipe mostre mais regularidade em quadra. "Estamos treinando firme após a parada para o Carnaval. Apesar da vitória, a equipe não fez uma boa partida contra Macaé, alternando momentos de altos e baixos", acrescenta.

Faltando quatro jogos para o fim do segundo turno, o técnico busca o crescimento de sua equipe para os playoffs. "Individualmente a Superliga tem grupos bastante fortes, como o do Osasco. Terminar a fase classificatória em primeiro lugar é o ideal, mas o importante mesmo é focar no crescimento e tentar diminuir os erros do time", analisa Bernardinho.

Além do primeiro lugar no ataque, a Unilever também lidera a estatística da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no levantamento. O time está em segundo na defesa e, em terceiro, no bloqueio e no saque. A levantadora Fernanda Venturini permanece como o principal destaque da competição na defesa (58.49% de eficiência) e no levantamento (27.55% de eficiência).

Mineiras no ataque pela Unilever

Entre as titulares da equipe Unilever, duas delas são mineiras e já jogaram no Minas, onde sagraram-se campeãs nacionais na temporada 2001/02. A oposta Sheilla, natural de Belo Horizonte, e a meio-de-rede Juciely, nascida emn João Monlevade, sabem bem que, na busca por mais uma vitória, a Unilever terá de enfrentar uma torcida apaixonada.

"É um jogo em que tudo pode acontecer. Precisamos estar bem tanto no saque quanto no bloqueio. A oposta Daymi, cubana, jogou muito bem no primeiro turno e agora terá a torcida, que é calorosa, a seu favor. Particularmente não escuto muito o que dizem, consigo ficar bem concentrada", conta Juciely, quarta melhor bloqueadora da competição (28.46% de sucesso), que terá o apoio de sua família no ginásio. Na primeira partida entre as duas equipes, no Rio, Juciley foi a maior pontuadora do jogo, com 15 pontos.

Para a campeã olímpica Sheilla (Pequim/08), o Minas fez jogos irregulares e estará ainda mais motivado para quebrar a invencibilidade da Unilever. "Elas têm um ataque pesado e a torcida vai junto com o time. Será uma partida difícil, com certeza", afirma Sheilla, segunda melhor atacante da disputa. Assim como Juciely, Sheilla está entre as dez principais pontuadoras da competição.

A Unilever já está em Belo Horizonte e treina nesta segunda-feira, a partir das 20 horas, no ginásio do Minas. Na manhã de terça-feira, a partir de 10h30, fará o segundo e último apronto para o jogo da noite.

Divulgação  

(SUPERLIGA) Em evolução, Sollys/Nes​tlé enfrenta Pinheiros para seguir na ‘cola’ do líder

Sollys/Nestlé encara o Pinheiros nesta terça em SP (Foto: Cinara Piccolo/Vipcomm)

O Sollys/Nestlé enfrenta o Pinheiros nesta terça-feira (28), às 20h, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo. A equipe comandada pelo técnico Luizomar de Moura coleciona sete vitórias consecutivas no returno e chega para o confronto empolgada após excelente atuação diante da Usiminas/Minas. O Sollys/Nestlé ocupa a segunda colocação na Superliga 2011/12 com 46 pontos, quatro a menos que o líder Unilever. Apesar do grande momento na competição, atletas e comissão técnica sabem que o confronto não será o dos mais fáceis, pois o adversário venceu o Sesi-SP há duas rodadas.

“É uma equipe tradicional, quet eve mudanças significativas, mas é um time que conhecemos bem. Jogamos contra o Pinheiros no Campeonato Paulista, na Copa São Paulo, então eles também conhecem a nossa equipe. Estão em um momento importante e brigando pela classificação ponto a ponto com o São Bernardo. Então, torna-se um adversário extremamente perigoso, mas, ao mesmo tempo, essa vitória é importante para an ossa equipe continuar lutando pelas primeiras colocações. Por isso, é um jogo que vale muito para as duas equipes, precisamos entrar focados, concentrados e disciplinados para conseguir uma vitória”, analisou o técnico Luizomar de Moura.

Para a central Thaisa, é essencial que o Sollys/Nestlé entre concentrado para conquistar a pontuação máxima. “Vamos com o objetivo de buscar os três pontos sempre, pois é o mais importante nesse momento da Superliga. A equipe está em uma crescente, fizemos um excelente jogo diante do Minas. Mas, particularmente, acredito que a minha atuação ainda pode evoluir. Agora, é um jogo atrás do outro e estamos cada vez mais focadas para buscar a pontuação máxima, independente de como for a partida”, destacou Thaisa, detentora do melhor saque do Sollys/Nestlé.

A equipe laranja passar por um grande momento na competição nacional e almeja crescer ainda mais para chegar‘voando’ na próxima fase da Superliga.  O comandante do Sollys/Nestlé ressalta o menor índice de erros do time na última partida. “Faltam quatro rodadas para começar um ‘novo’ campeonato e toda nossa melhoria precisa ser exaltada, mas essa busca pela evolução é contínua. Temos praticamente duas semanas para estarmos nos playoffs. O time vem crescendo e isso agrada, mas ainda tem muito a mostrar e essa é a nossa busca”, avaliou Luizomar.         

Thaisa também vê essa evolução do Sollys/Nestlé em cada partida disputada e acredita ser fundamental esse crescimento nesta altura do torneio. “É importante crescer nessa etapa da competição. Além disso, o returno está sendo bem melhor do que o primeiro turno. Estamos evoluindo como equipe, crescendo e amadurecendo. Esse é o momento de melhorar a cada jogo e corrigir o que fizemos de errado no primeiro turno. Então, acredito que estamos no caminho certo”, finalizou a central.

Divulgação

(ARGENTINO) Time de Renato Adornelas vai enfrentar o atual campeão nas quartas-de-final

Com a disputa no sábado passado da última rodada da fase de classificação do Campeonato Argentino Masculino de Vôlei, foram definidos os oito times classificados para o playoff e, consequentemente, os confrontos das quartas de final.

Caçula da Primeira Divisão e grande sensação da temporada, o Catamarca, do oposto brasileiro Renato Adornelas, ficou na sexta posição na fase regular e terá pela frente nada menos que o UPCN, atual campeão nacional e vice do Sul-Americano.

“Nossa torcida ficou muito feliz com a campanha e está dizendo que o quer vier a partir de agora será lucro. Sabemos que enfrentar o UPCN será uma tarefa muito complicada, mas nosso grupo quer muito mais e vamos lutar para tentar aplicar mais uma surpresa”, disse Adornelas.

OS CONFRONTOS

As quartas de final do Campeonato Argentino serão disputadas em melhor de cinco jogos. Os dois primeiros acontecem nos dias 6 e 8 de março na casa dos times que realizaram melhor campanha na primeira fase.

Estes são os confrontos:

Drean Bolívar (1º) x PSM (8º)
La Unión de Formosa (2º) x Sarmiento (7º)
UPCN (3º) x Catamarca (6º)
Buenos Aires Unidos (4º) x Boca Juniors (5º)

Divulgação
Foto: Arquivo pessoal

(SUPERLIGA) Com virada espetacula​r, Vôlei Futuro derrota algoz Sesi-SP no tie-break

Vôlei Futuro conquistou a 1ª vitória sobre o Sesi-SP (Foto: Divulgação/Vôlei Futuro)

Desde sua estreia na temporada 2011/2012, o Sesi-SP venceu os três jogos que duelou contra o Vôlei Futuro. Ontem (27) a história foi diferente. Com a torcida incendiada, o Vôlei Futuro virou o jogo, quando perdia por 2 a 0, e venceu a equipe da capital no tie-break, parciais de 18/25, 23/25, 25/23, 25/18 e 15/3, garantindo mais dois pontos na tabela de classificação.

A vitória mantém o Vôlei Futuro na terceira colocação e garante a invencibilidade da equipe dentro de casa, pela Superliga.

“A gente vem vencendo sempre aqui, mas essa vitória contra o Sesi tem um sabor especial, já que não tínhamos vencido elas nem no paulista e nem na superliga. Foi uma virada difícil, mas aprendemos hoje que podemos lutar muito mais. A virada e os pontos foram importantes para continuarmos brigando pelo segundo lugar”, informou a capitã Walewska.

Soninha (Sesi-SP) foi a maior pontuadora do confronto, com 20 pontos, seguida de Joycinha (Vôlei Futuro) e Elisângela (Sesi-SP), com 17 acertos cada. Mas quem brilhou dentro de quadra foi a levantadora Ana Cristina, que saiu do banco e deu um novo parâmetro de jogo para o Vôlei Futuro, que culminou na vitória. Ana Cristina marcou 5 pontos e recebeu o troféu Viva Vôlei, o qual foi dedicado à sua mãe e sua avó.

“Estou muito feliz. O que eu penso quando estou no banco é que tenho que mudar alguma coisa quando entrar, seja dentro do jogo, ou na alegria, ou na vibração. Foi isso o que eu pensei quando entrei, agitar a galera, pois eu sei que a torcida conta muito. Tivemos altos e baixos, mas saímos com a vitória, a equipe está de parabéns”, comemorou Ana.

O próximo desafio de Vôlei Futuro é mais um clássico paulista. A equipe enfrenta o atual segundo colocado na competição, o Sollys/Nestlé. A partida será realizada em Osasco, na próxima sexta-feira (02/03) às 18h45. O SporTV transmitirá o duelo ao vivo.

Divulgação

(SUPERLIGA) Fora de casa, Mackenzie/Cia do Terno vence clássico mineiro no tie-break

Meninas do Mackenzie venceram o clássico mineiro em Uberlândia (Foto: Divulgação/CBV)

O Mackenzie/Cia do Terno fez bonito longe da torcida e venceu o Banana Boat/Praia Clube por três sets a dois na noite dessa segunda-feira em Uberlândia. As parciais foram 25/18, 14/25, 22/25, 25/22 e 15/13. A jovem Gabi, de 17 anos, ponta do time da capital, foi a maior pontuadora, com 19 acertos. Com o resultado, o Mackenzie alcançou 28 pontos, um a menos que o Praia que tem 29 e está na 6ª colocação.


“Foi um jogo difícil, conseguimos diminuir os erros no tie break e sair com a vitória. Fico feliz em ser a maior pontuadora, é um reflexo que o meu trabalho e de toda a equipe está sendo bem feito. Temos que manter o ritmo e continuar vencendo nesta reta final da fase de classificação”, afirmou Gabi.

O técnico Ricardo Picinin comentou a 10ª vitória do Mackenzie Cia. do Terno na Superliga, a 3ª consecutiva: “Foi um jogo tenso e de muitos erros dos dois lados. Mesmo assim, acho que a nossa equipe foi um pouco mais equilibrada e conseguimos uma vitória importante. O Praia é muito forte diante de sua torcida, aqui em Uberlândia eles venceram o Minas e o Vôlei Futuro. E nós continuamos na briga pela classificação em sexto lugar”, afirmou o treinador.

O Mackenzie Cia. do Terno volta a jogar na sexta-feira, contra o Macaé, em Belo Horizonte.

Divulgação

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

(SUPERLIGA B) Garantido na semifinal, Apav-Canoas comemora excelente campanha

Quaresma é titular absoluto da equipe dirigida pelo técnico Paulão (Foto: Divulgação/CBV)

Após a disputa do terceiro circuito do grupo B, a Apav-Canoas é dona da melhor campanha da Superliga B Masculina de Vôlei. No último final de semana, o time do levantador Felipe Quaresma venceu seus três jogos em Atibaia, no interior de São Paulo, mantendo a liderança da chave com 25 pontos ganhos, oito a mais que o Santo André, segundo colocado.

“Fizemos três partidas muito boas em Atibaia. O time está embalado e mostrando um entrosamento cada vez melhor. Estamos muito felizes por ter a melhor campanha entre os oito clubes que disputam a competição, mas sabemos que o caminho ainda é longo até a conquista do título e da vaga para a próxima edição da Superliga”, declarou o camisa 9 do time gaúcho.

SEM ACOMODAÇÃO

Mesmo com a vaga já garantida nas semifinais, Quaresma afirma que a Apav-Canoas vai procurar mais três vitórias no quarto e último circuito do grupo B, que acontece entre os dias 8 e 10 de março na cidade de Belém.

“Não é porque já estamos classificados que vamos nos acomodar. Queremos terminar a primeira fase com a melhor campanha para chegarmos embalados para a etapa decisiva do torneio”, finaliza o levantador, ex-Pinheiros e SESI e que por vários anos foi titular da seleção juvenil.

Divulgação

(SUPERLIGA) Destaque do Mackenzie/​Cia do Terno, Ingrid comemora boa fase na Superliga

Oposta do Mackenzie é a 3ª maior pontuadora da Superliga (Foto: Maurício Val/Vipcomm)

Depois de mais uma vitória do Mackenzie/Cia do Terno, diante do BMG/São Bernardo, por 3 sets a 0, jogando em casa, em Belo Horizonte, a oposto Ingrid Félix, da equipe mineira, comemorou sua boa fase na Superliga feminina de vôlei. O time comandado por Ricardo Picinin é o sétimo colocado na competição, com 26 pontos.


Terceira maior pontuadora do torneio, Ingrid comemorou a vitória diante do BMG. “O jogo no começo foi muito disputado, pois começamos com muitos erros. Mas graças a Deus conseguimos administrar e fechar o primeiro set e ganhar confiança na partida”, afirmou a oposto, que comemorou mais uma boa atuação. “Acredito que minha participação foi boa, pois tive muitas defesas boas e importantes para o time”, completou.

Ingrid vem comandando o Mackenzie nesta Superliga. Beirando a oitava rodada da competição, a atleta acumula 265 pontos no total, sendo 197 de ataque, 58 de bloqueio e dez de saque. Em boa fase, a oposto espera ainda mais de sua equipe para o resto da temporada.

“Estamos trabalhando para que possamos continuar nesta crescente, pois a cada jogo o time está demonstrando amadurecimento. Queremos conquistar mais nesta Liga, pois não estamos satisfeitas por só estarmos classificadas”, relatou Ingrid.

A próxima partida do Mackenzie será diante do rival mineiro Banana Boat/Praia Clube, que está em sexto colocado, com dois pontos a mais que o time de Ingrid (28 pts.). No primeiro turno, o Mackenzie levou a melhor e venceu por 3 sets a 1. A partida será disputada em Belo Horizonte, na casa do Praia Clube, às 18h30 desta segunda-feira, dia 27 de fevereiro.

Divulgação

(SUPERLIGA) Usiminas/Minas busca reabilitação contra a Unilever nesta terça-feira

A Usiminas/Minas recebe a Unilever em BH (Foto: Washington Alves/Vipcomm)

A Usiminas/Minas contará com o apoio de sua torcida para conquistar uma importante vitória neste returno da primeira fase da Superliga Feminina, na Arena Vivo. Nesta terça-feira (28/2), às 21h, o adversário será a Unilever, líder da competição e campeã da temporada 2010/11, que conta com as campeãs olímpicas Fabi, Sheilla, Mari e Valeskinha, além da veterana Fernanda Venturini. A partida, válida pela oitava rodada do returno, terá transmissão do canal SporTV.


O ingresso para o jogo de amanhã custará R$ 6,00, com estudantes, crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e sócios pagando a metade (R$ 3,00). O associado minastenista poderá adquirir seu ingresso também na bilheteria instalada no Piso 6 do CTJK (Minas I), que será aberta a partir das 20h. O pagamento poderá ser em dinheiro ou debitado na fatura do condomínio. Os portões do ginásio minastenista serão abertos às 20h.

Após ser derrotada pelo Sollys/Nestlé por 3 a 0, no último sábado (25/2), em Osasco (SP), a vitória contra a Unilever é importante para que a Usiminas/Minas continue na luta pela classificação entre os quatro melhores times da primeira fase, que, no play-off das quartas de final, terão a vantagem de decidir em casa. Atualmente, a equipe minastenista está na quinta colocação da Superliga, com 35 pontos, fruto de 13 vitórias (seis por 3 a 0, três por 3 a 1 e quatro por 3 a 2), e cinco derrotas (uma por 3 a 1 e quatro por 3 a 0).

Segundo o técnico Jarbas Soares, a disputa contra a Unilever será mais um jogo difícil para a Usiminas/Minas. "No último jogo (contra o Sollys/Nestlé), perdemos para uma equipe de qualidade elevada, que veio muito determinada e engasgada com nosso time desde que ganhamos deles no primeiro turno, por 3 a 1. Agora, iremos enfrentar a Unilever, que vem com uma sequência grande de vitórias nesta temporada, além de ser o favorito ao título novamente, a exemplo do ano passado", explica.

O técnico minastenista ainda destaca a importância de ficar entre as quatro primeiras equipes na fase classificatória. "Classificar-nos entre os quatro primeiros é um objetivo que traçamos nesta temporada. Além de ter menos desgaste com viagem, podemos jogar mais em uma quadra que conhecemos melhor e com o apoio da nossa torcida. Mas todo jogo é difícil, seja fora ou dentro de casa", afirma.

A oposta cubana Daymi Ramirez, melhor defensora da sétima rodada do returno da competição, atribuiu a derrota para o Sollys/Nestlé à grande qualidade da equipe adversária e as falhas da equipe minastenista. "No jogo de sábado, as adversárias mereceram a vitória por terem jogado melhor que nós, marcaram bem nosso time e foram melhores no bloqueio e na recepção, além da torcida também ter influenciado muito. Para o jogo de amanhã, temos que aprender com os erros que tivemos, estar bem emocionalmente e entrar em quadra concentradas, porque também será um jogo difícil e a vitória é muito importante", diz.

Divulgação

(ITALIANO) Vissotto é o maior pontuador da virada do Cuneo sobre o San Giustino

Leandro Vissotto foi o grande nome da vitória em casa de virada do Bre Banca Lannutti Cuneo por 3 a 1 sobre o Energy Resources San Giustino, em jogo disputado neste domingo pela sétima rodada do returno do Campeonato Italiano de Vôlei. O oposto da seleção brasileira assinalou um total de 23 pontos, sendo 22 de ataque e um de bloqueio.

“A derrota no primeiro set despertou o time, que ficou muito mais ligado e não deu chances ao San Giustino nas parciais seguintes. E fico feliz por ter sido mais uma vez importante em um resultado positivo do Cuneo”, declarou Vissotto.

NA COLA DO VICE

Com o resultado, o time do oposto brasileiro manteve-se na terceira colocação do Campeonato Italiano com 42 pontos em 19 jogos, apenas um atrás do Macerata, que já disputou 20 partidas. A liderança permanece com o Trentino, com 53 pontos ganhos.

O Cuneo volta à quadra nesta quarta-feira para o complemento da partida com o Ravenna, suspensa no início do terceiro set no último dia 12 devido a problemas no ginásio do adversário. O jogo estava empatado em 1 set a 1 e o time da casa vencia a terceira parcial por 8 a 7.

Divulgação

(SUPERLIGA) Mackenzie/Cia do Terno e Praia Clube disputam clássico em Uberlândia

Mckenzie/Cia do Terno visita o Praia Clube em Uberlândia (Foto: Netun Lima/Vipcomm)

Mackenzie/Cia do Terno e Banana Boat/Praia Clube se enfrentam nesta segunda-feira, às 18h30, em Uberlândia, pela 8ª rodada do returno da Superliga. O clássico mineiro será transmitido pelo canal Sportv. As duas equipes brigam para ficar na 6ª colocação na tabela de classificação. O time do Triângulo Mineiro tem uma vitória a mais e atualmente é o 6º, com 28 pontos. O clube da capital está logo atrás com 26 pontos, na 7ª posição.


No turno da competição, o Mackenzie Cia. do Terno e o Praia Clube fizeram um jogo equilibrado. O time comandado pelo técnico Ricardo Picinin venceu por três sets a um. Ele sabe que a vitória em Uberlândia é fundamental para que a equipe consiga ficar entre os seis melhores da Superliga. O treinador sabe que tem um desafio difícil pela frente e ressalta a qualidade do adversário.

“O Praia tem um bom volume de jogo, é um time que erra pouco, defende muito bem e conta com o apoio da torcida, que sempre enche o ginásio. As duas equipes se conhecem muito bem e quem conseguir anular os pontos fortes do outro tem mais chances de vencer. Temos que ter tranquilidade, porque só a vitória interessa para buscarmos a classificação em sexto” afirmou Picinin.

Um dos pontos fortes do Mackenzie Cia. do Terno para superar o Praia é o bloqueio. O time é o segundo melhor no fundamento na competição, com 237 pontos: 58 marcados pela oposto Ingrid, terceira maior pontuadora da Superliga, com 265 acertos: “Temos que sacar bem para que o nosso bloqueio continue funcionando. Acredito na boa fase vivida pela equipe. Espero dar o meu melhor para ajudar o time a conseguir a vitória”, declarou Ingrid.

Divulgação